Campanhas

9 de julho – Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca.

 

A Procuradoria Geral do Município de Niterói publicou, em 26 de junho de 2018, a Lei nº 3346/2018, que institui o Dia de Alerta da Insuficiência Cardíaca no município de Niterói. A Câmara Municipal de Niterói decretou e o autor do projeto, Rodrigo Farah, sancionou a lei que estabelece o Dia Municipal de Alerta da Insuficiência Cardíaca no município, a ser celebrado anualmente em 9 de julho, em homenagem ao biólogo, médico sanitarista, cientista, bacteriologista, clínico e pesquisador brasileiro Carlos Justiniano Ribeiro Chagas.

O dia 9 de julho de 2018 foi um marco histórico, pois a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou o primeiro Dia do Alerta da Insuficiência Cardíaca.

O evento foi organizado por uma equipe multiprofissional motivada que se mobilizou para comemorar o dia. Tal evento começou às 8h30 com uma mesa de abertura conduzida pelo professor Evandro Tinoco Mesquita. Em seguida, uma mesa-redonda para discussão da IC contou com as palestras dos professores Sergio Chermont, Dayse Mary Correia, Maria Luiza Garcia, Mônica Quintão, Antonio José Lagoeiro e Evandro Tinoco Mesquita. Em seguida, a professora Aurea Grippa trouxe um pouco da história da Cardiologia de Niterói.

Depois disso, a professora Ana Carla Dantas Cavalcanti foi moderadora da sessão, que trouxe depoimentos de pacientes com IC em reabilitação na Clínica Coração Valente: ficou claro que o cuidado integral pode fazer a diferença na vida dos pacientes com essa doença e que iniciativas dessa natureza são fundamentais.

Após a cerimônia de encerramento das atividades matutinas, alunos e professores foram para o Campo de São Bento em uma campanha de conscientização sobre a IC.

Após a iniciativa do município de Niterói, durante o 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, o presidente do DEIC, Salvador Rassi, e o diretor científico, Evandro Tinoco Mesquita, oficializaram o Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca, a ser comemorado em todo o país no dia 9 de julho.

Desde então, todos os anos, têm sido realizados eventos no mesmo dia para celebrar e contribuir para a conscientização sobre a IC.

Em 2020 e 2021, os eventos foram realizados de forma online devido à pandemia, mas em 2022 as atividades presenciais foram retomadas, incluindo uma caminhada na orla da praia de Icaraí com música, atividade física e entrega de panfletos informativos sobre a Insuficiência Cardíaca.

 

Translate »
Skip to content