Quem somos

A Clínica de Insuficiência Cardíaca Coração Valente (CICCV), atualmente encontra-se em funcionamento no Centro de Atenção à Saúde do Idoso e Cuidador (CASIC), localizado no Campus Mequinho da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Rua Jansen de Melo, 74, Centro, Niterói (RJ). O acompanhamento aos pacientes é realizado por atendimento de enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, através de estratégias de acompanhamento por consulta presencial, consulta telefônica, visita domiciliar e grupo de apoio.

A Clínica de Insuficiência Cardíaca Coração Valente presta serviço especializado e aplica conhecimento construído na própria pós-graduação à comunidade e está cadastrada como programa de extensão pela Universidade Federal Fluminense e como Tecnologia social pela AGIR/UFF. Todas as ações como a distribuição de medicamentos essenciais, a assistência farmacêutica, a orientação do fisioterapeuta, as medidas de educação, o monitoramento do peso, da dieta, das causas de descompensação, concorrem para o aumento da adesão ao tratamento.

O aumento na adesão resulta, comprovadamente, em diminuição de internações, custos e mortalidade. O programa ora apresentado é facilitador de muitos outros projetos correlatos. Trata-se, pois, de programa de extensão, pesquisa e ensino, com ações coordenadas e objetivos comuns. Isto confere ao projeto significativo grau de produtividade, caráter multiusuário e possibilidade de desdobramentos futuros.

A Clínica de IC Coração Valente envolve equipe multiprofissional, em consonância com o próprio curso de pós-graduação em ciências cardiovasculares que, originário do curso de mestrado em cardiologia da Faculdade de Medicina da UFF, tornou-se multiprofissional, agregou docentes e discentes de outros cursos, cresceu, ascendeu ao nível de doutorado pela CAPES e, atualmente, agrega alunos das diferentes disciplinas e profissões.

Todas as atividades de extensão são desenvolvidas enfatizando o ensino multidisciplinar direcionado ao tratamento da insuficiência cardíaca. Os discentes de graduação e pós-graduação realizam pesquisas e atuam em projetos que abrangem desde TCC a teses de doutorado sobre a temática, com a proposta inovadora de trabalhar em equipe, tendo como foco o atendimento as necessidades do paciente com insuficiência cardíaca.

Os docentes envolvidos desenvolvem projetos de pesquisa na área em questão e solicitam periodicamente fomento aos seus estudos. Os acadêmicos de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e farmácia desenvolvem as ações de extensão associadas a pesquisa e aprendem com os docentes também envolvidos com a temática. Os pós-graduandos da área de enfermagem, nutrição, fisioterapia e farmácia desenvolvem atividades de ensino e pesquisa junto aos graduandos. O projeto não estabelece limitações as áreas de ensino/pesquisa e extensão. Sendo assim, docentes e discentes aprendem prestando serviços e pesquisando o cuidado/atendimento/avaliação do paciente com insuficiência cardíaca

 

Translate »
Skip to content